Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de setembro de 2013


o nome DEUS VEM de zeus?
JARIVAL ARIRMA



07 - DEUS ( Grego THEOS )

7.1 - DEUS - Este ídolo está ocupando o lugar do Elohim de Israel. Este título é o mais usado de todos, sem dúvida, contudo, poucos se preocupam com seu significado ou origem, sendo assim enganados e iludidos pelo ser espiritual maligno que se coloca como impostor para usufruir indevidamente daquilo que pertence somente ao verdadeiro Criador YAHUH.

7.2 - Esta palavra na língua portuguesa é proveniente direta do ídolo "Zeus" da mitologia pagã grega. Os linguístas afirmam que é das evidências mais rudimentares a origem desta palavra em "Zeus", sendo "Zeus", "Théos" e "Deus", foneticamente, uma única palavra e um único nome de ser maligno. As três começam com consoantes de mesma forma fonética, são seguidas de ditongos idênticos e terminam pela mesma letra. Em termos espirituais, invocar "Deus" é o mesmo que invocar "Zeus". 

7.3 - A palavra 'DEUS' está ligada ao nome DEIWOS que deu origem a todos nomes de deuses e deusas do panteão helênico. O nome Deus deriva da mesma palavra que deu origem ao nome Zeus: "O nome do deus supremo ZEUS: genitivo DIOS < diFós, do vocativo DIEUS, o qual, por sua vez, está ligado à raiz DIV- (grego DIOS, latim DIVUS, DEUS ) que significa 'brilhar', 'ser luminoso'." ( O Deus dos Indo - Europeus p. 279 ).


7.5 - A palavra "Zeus" deriva de um radical primitivo, *dei- ('reluzir'), presente nas principais línguas indo-européias antigas ( grego, latim, hitita, sânscrito ), sempre associado a uma importante divindade celeste e à claridade do dia. "Dia", aliás, deriva do latim dies e vem do mesmo radical; a palavra portuguesa "DEUS" tem a mesma origem."
7.6 - A Dra. Neuza Itioka em seu livro "Os deuses da Umbanda" (pag 93) diz o seguinte sobre a palavra Deus: "A Palavra "daimon", no grego, teve diferentes significados, em cada estágio histórico, desde os tempos de Homero até o tempo da Septuaginta e do Novo Testamento. Nos tempos de Homero, "daimon" significava "deuses", e era sinônimo de "theos", que significa "deus".

7.7 - Convém destacar aqui que se apenas trocarmos o "D" pelo "Z" temos restaurado o nome do ídolo da mitologia grega, o qual serviu de origem a esta tão popular palavra: "o ídolo ZEUS". Deus tem o mesmo significado que Zeus, que é: dia, luz, e iluminação.

7.8 - Deus é o nome de um demônio indo-Europeu que está recebendo adoração, louvor, oração, ofertas e dízimos de milhões de pessoas do mundo inteiro.

7.9 - A tradução grega ( SEPTUAGINTA - LXX ) do Velho Testamento, é responsável pela exclusão totalmente do nome do Eterno da Bíblia.

*É importante dizer que a palavra DEUS não é o nome do Eterno *
Resposta:

1-el- elohim-  são NOMES HEBRAICOS E PAGÃOS!!
AS TESTEMUNHAS DE YEHOSHUA/YAHOSHUA implicam com termos como deus/Deus, theos (grego)

MAS esquecem? OU NÃO SABEM que EL E ELOHIM são aplicados para se referir A QUALQuer tipo de divindade seja ela falsa ou verdadeira!!!! El  elohim são nomes usados pelos pagãos para s referir aos seus deuses!!

Se aplica:
 a AstaroteQuemosMilcom 1 Rs 11:33
Is 65:11 Fortuna, Destino
2 Reis 17:31   Adrameleque e a Anameleque, deuses de Sefarvaim.
1 Sm 5:7 Dagom
2Rs17:29-30 Nergal (DEUS SOL DOS BABILÔNICOS), Asima
ETC.

Só esse fato já destrói toda esta MENTIRA!!!

2- Dizem que
"Zeus", "Théos" e "Deus", foneticamente, uma única palavra e um único nome de ser maligno. As três começam com consoantes de mesma forma fonética, são seguidas de ditongos idênticos e terminam pela mesma letra. Em termos espirituais, invocar "Deus" é o mesmo que invocar "Zeus". 
a- ERRADO, observe no grego que Zeus é bem diferente de theos:A TRAnsLITERAÇÃO DO GREGO É: zeus
A TRAnsLITERAÇÃO DO GREGO é: theos

OU SEJA, z
eus e theos SÃO PALAVRAS DISTINTAS NO GREGO!! 
 ZEUS ERA UM DOS DEUSES GREGOS! , zeus era um theos!!!d-
 ASSIM NA LITERATURA GREGA O TERMO THEOS PODE SE REFERIR A QUALQUER DIVINIDADE,  dA MESMA FORMA QUE O TERMO (HEBRAICO "EL ou elohim) COMO EXPLICADO ACIMA.

b- basta ler a "teogonia de hesíodo", da qual eu tenho uma cópia com o texto em grego e em protugues!!!
VEJA O PARÁGRAFO 456-457 onde diz que : "o prudente zeus, o pai dos deuses e dos homens"

c- o termo zeus e theos não tem as mesmas letras gregas!

3- é Errado dizer que: - "A palavra 'DEUS' está ligada ao nome DEIWOS que deu origem a todos nomes de deuses e deusas do panteão helênico. " pois:

a-A ESMAGADORA MAIORIA DOS NOMES DOS DEUSES GREGOS NÃO TEM NADA A VER COM O NOME DEIWOS!!! ACORDA!

b- SEGUNDO A WIKIPEDIA: "O latim deus e divus, assim como o grego διϝος = "divino" descendem do Proto-Indo-Europeu *deiwos = "divino", mesma raiz que Dyēus, a divindade principal do panteão indo-europeu, igualmente cognato do grego Ζευς (Zeus). Na era clássica do latim o vocábulo era uma referência generalizante a qualquer figura endeusada e adorada pelos pagãos. 

ORA O TERMO EL  e ELOHIM  (QUE APARECE NO ORIGINAL HEBRAICO) TAMBÉM SE REFERE A QUALQUER DEUS! O MESMO QUE O TERMO LATINO "DEUS" E O PORTUGUES "DEUS" SE SEGUIRMOS SUA TEORIA O NOME EL e ELOHIM SERIAm ERRADOs! OU SEJA A BÍBLIA seria falsa.

4- Dizem que: -  O nome Deus deriva da mesma palavra que deu origem ao nome Zeus: "O nome do deus supremo ZEUS: genitivo DIOS < diFós, do vocativo DIEUS, o qual, por sua vez, está ligado à raiz DIV- (grego DIOS, latim DIVUS, DEUS ) que significa 'brilhar', 'ser luminoso'." ( O Deus dos Indo - Europeus p. 279 ). 
O Diionário. Etmológico da língua portuguesa 1979,companhia editora nacional, p.70-71 esclarece:
1-o latin DEUS é evolução de DEIUOS, atestado epigraficamente, e remotamente do proto-indo-europeu DEIWOS: "O deus indo-europeu, DIZ Meillet, é um ser luninoso, celeste; o deus é o luminoso, o celeste",

2- COGNATO que é do proto-indo-europeu DYEUS, DYEM, DIWES, etc., que significa "céu luminoso", COGNATO ainda do grego ZEUS (genitivo dios, dativo dii, acusativo dia), "deus do céu" (zeus), assim (COGNATO) como do sanscrito védico DYAUH, "CÉU", etc.
O "ONLINE ETYMOLOGY DICTYONARY" DIZ:
"O TERMO ZEUS TEM ORIGEM PROTO-INDO-GERMANICA "DEWOS"
COMPARE COM: PERSA ANTIGO "DAIVA", SANSCRITO "DEVA", LINGUA ESLAVA ANTIGA "DEIVAI'
 conclusões;
a- o termo Deus é cognato de Zeus. OU SEJA, tem uma mesma raíz!! oU SEJA, Deus não vem de Zeus!!!

b- O TERMO Deus TEM ORIGEM EM deiuos e deiwos, origem proto-indo-européia!!!E não grega!!

DICIONARIO HOUAIS:
DEUS- ETIMOLOGIA:
lat. dèus,dei        'ser supremo, entidade superior';
vocábulo semi-erudito. por influencia da igreja, paralelo ao francês dieu (sIX-X), espanhol dios (sX), italiano dio (sXI);
ver dei-; forma histórica sXII deus, sXIII deus, sXIV deos, sXIV dioses

dei
antepositivo, do lat. deus,dei 'deus' (masculnio) e dea (feminino),ae 'deusa';
us. em todos os tempos, panromânico: it. dio, logd.port. deus, fr.provç. dieu, cat. deu, esp. dios;

em lat., antigo der. significava 'luminoso',

e consoante se considerasse o céu luminoso como animado e divinizado ou como inanimado, dizia-se distintamente Deivos, Deus, Dìva ou deivom; feminino

o fato é que na época imperial a divindade era dita só deus/dea,
ficando divus/diva apenas na linguagem poética; a língua reservou, então, divus para designar personagens divinizados, como divus Augustus, o imperador; o adj. divínus,a,um significou correntemente a) que concerne à divindade, b) divino; inspirado pela divindade, donde divínus,i 'adivinho', divína,ae 'adivinha', divinìtas,átis 'divindade, poder divino', não atestado antes de Cícero, opunha-se a humanìtas,átis 'humanidade', enquanto o v. divíno,as,ávi,átum,áre significava 'adivinhar, predizer o futuro';

 Conclusão:

 Os adeptos dos nomes hebraicos esquecem que o termo EL e ELOHIM se referem tanTo a deuses falsos como verdadeiros, assim como o termo THEOS.: OLHE A CONTRADIÇÃO:  tANTO theos como el e elohim SÃO TRADUZIDOS pelo termo "Deus"
'DEUS - Este ídolo está ocupando o lugar do Elohim de Israel"


11 comentários:

  1. so q vc nao comentaram no INGLES...........: GOOD NESS OU GOD , NAO TEM NADA A VER COM ZEUS OU DESU ???????,
    FICO COM O NOME JESUS, YESHUA , O MAIOR NOME Q TODO SE CURVEM A ESTE NOME GRANDES, PEQUENOS, LIVRE, ESCRAVO ALL ALL EVERYBODY

    ResponderExcluir
  2. ESSAS PALHAÇADAS SÓ ACONTECEM NA LINGUA PORTUGUESA.........EM OUTRAS LINGUAS, NÃO EXISTEM ESSAS CONFUSÕES..........SÓ NO BRASIL TEM UNS SATANISTAS DESOCUPADOS, QUE NÃO ESTUDAM NADA, E FICAM COLOCANDO VIDEOS IDIOTAS NO YOUTUBE..........DEUS NÃO TEM NADA HAVER COM ZEUS...........EO NOME JESUS TA CERTO......NOMES PROPRIOS HA VARIAÇÕES SIM EM TRADUÇÕES........E CADA IDIOMA TEM SEU ALFABETO DIFERENTE............A LETRA J E A LETRA I, ALGUNS ANOS ATRAS ERAM AS MESMAS.........O NOME JESUS ESTA CORRETISSIMO, E ESSES SATANISTAS VÃO PROCURAR SERVIÇO E PARE DE PERTUBAR COM MENTIRAS........PARE DE CONFUNDIR A MENTE DAS PESSOAS....COM DETALHES SEM FUNDAMENTO.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. UMA COISA QUE TEM ME CHAMADO ATENÇÃO, ENTRE ESSES PESQUISADORES, E TENDENCIOSOS ESTIMULADORES DE DISSENSÃO E DIVERGÊNCIAS PROPRIAMENTE DITA ENTRE OS INDOUTOS DA FÉ CRISTÃ, É QUE A MAIORIA DELES COMUNGAM ENTRE ANALFABETOS E SEMI ANALFABETOS, NOS TERMOS QUE DEFENDEM. VALE ACRESSENTAR QUE ALGUNS REALMENTE, NEM LER DIREITO SABEM E SÃO APENAS COMPILADORES DO QUE LHE PASSAM COMO VERDADE ABSOLUTA. BASTA VER QUE UMA CORRENTE DEFENDE O NOME de yehoshua E OUTRA DE yahoshua, ENQUANTO ISSO, NADA SABEM DE ETMOLOGIA. FONÉTICA FILOLOGIA E MAS ALGUNS REQUISITOS NECESSÁRIOS , NÃO PARA ELES PROVAR SUA VERDADE ,MAS PARA VER A BESTEIRA RELIGIOSA AONDE ESTÁ CHEGANDO. TODOS ESSES SÃO TENDENCIOSOS A INTERESSE PRÓPIO E NÃO POR AMOR A DEUS. AIFRMO ISSO POR CONHECER DE PERTO ALGUNS DESSES MALUCOS MOVIMENTOS. SÓ QUERO LEMBRAR UMA COISA. JESUS E DEUS TEM LINGUA ERUDITA E ATENDE PELO NOME QUE O NOSSO CORAÇÃO CHAMA ELE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e meu amigo ? então como fica Atos 4:12 ??

      Excluir
  5. O DEUS DOS CRISTÃO É O ZEUS DO PANTEÃO... etimologicamente é fato e esta evidenciado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMO PODE SER O MSM, DEUS E ZEUS TEM A MSM RAIZ, PROTO-INDO-EUROPEU, MAS DEUS NAO VEM DE ZEUS. E MAIS A PALVRA THEOS, EL E ELOHIM, SÃO USADOS TANTO PARA DEUSE FALSO QUANTO PARA DEUS, O VERDADEIRO DEUS!!

      Excluir
    2. APESAR DE ZEUS E DEUS TER A MESMA RAIZ NÃO SIGNIFICA SER O MSM, POIS, SÃO DE ORIGEM PROTO-INDO-EUROPEU, DYEUS, DEIWOS E ETC.O LUMINOSO... E A PALAVRA "THEOS" TANTO SE APLICA A DEUS COMO A ZEUS... DEIWOS NÃO TEM NADA VER COM OS DEUSES DO PANTEÃO, ACORDE CARA! O DEUS QUER SERVIMOS INDEPENDE DA ORIGM DA PALAVRA RECONHECEMOS QUE É O MSM DEUS QUE TIROU ISRAEL DO EGITO E ETC.

      Excluir
  6. EU ADORO AQUELE QUE FEZ OS CÉUS E A TERRA E O MAR E TUDO QUE NELES SE CONTÉM, ELE É O ETERNO, O ALTÍSSIMO, O TODO-PODEROSO, CRIADOR, SUSTENTADOR E PROVEDOR DE TODAS AS COISAS, ELE DISSE: "EU FORMO A LUZ, E CRIO AS TREVAS; EU FAÇO A PAZ, E CRIO O MAL; EU, O SENHOR, FAÇO TODAS ESTAS COISAS". (ISAIAS: 45. 7,) "ELE REVELA O PROFUNDO E O ESCONDIDO; CONHECE O QUE ESTÁ EM TREVAS, E COM ELE MORA A LUZ". (DANIEL: 2. 22,) POSSO CHAMA-LO DE: ELLOHIM, JAVÉ, YAHOSHUA, YEHOSHUA, DEUS, JESUS, O SENHOR DA GLÓRIA, POIS ELE DISSE: "OS MEUS OLHOS PROCURARÃO OS FIÉIS DA TERRA, PARA QUE ESTEJAM COMIGO, O QUE ANDA NUM CAMINHO RETO, ESSE ME SERVIRÁ". (SALMOS: 101. 6,) TODA HONRA, TODA GLÓRIA, TODO PODER E DOMÍNIO SEJAM DADOS A ELE PARA TODO SEMPRE AMÉM.

    ResponderExcluir